CARACTERISTICAS DOS FICHEIROS

Ao desenvolver o Layout deverá ter em atenção:

• Deixar margem de corte de 3 mm para cada um dos lados

• Os textos, objectos ou fotos deverão posicionar-se dentro da margem de segurança, a uma distância mínima de 2 mm do limite da linha de corte.

• Cores em CMYK ou Pantone

• Imagens com definição a 300 dpi

• Formato vectorial com fontes convertidas em curvas

• Ficheiros em Pub, PDF, Ai, PSD ou Jpeg.

 

Texto

Linha de margem de corte

Linha de Corte

Linha de Segurança

 

 

OS MODELOS DE CORES RGB e CMYK

utilizam métodos diferentes de exibir cores.

 

RGB: utiliza luz para produzir cor, sua gama inclui cores néon; em contraste, as tintas de impressão levam vantagem na reprodução de certas cores que podem estar fora da gama RGB como alguns pastéis e preto puro. Uma grande percentagem do espectro visível pode ser representado pela mistura de luz colorida vermelho (R), verde (G) e azul (B) em diversas proporções e intensidades. Quando estas tonalidades se chocam, produzem o ciano, magenta, amarelo e branco. As cores RGB são chamadas de aditivas também, porque elas se combinam para formar o branco. Cores aditivas são utilizadas para iluminação, vídeos e monitores.

 

 

 

CMYK: este modelo de cor baseia-se na qualidade de absorção de luz da tinta impressa em papel. Como a luz branca é rebatida por tintas translúcidas, parte do espectro é absorvida enquanto que outras partes são refletidas de volta a seus olhos. Em teoria, pigmentos de Ciano (C), Magenta (M), Amarelo(Y) puros devem se combinar para absorver todas as cores e produzir o preto. Por este motivo estas cores são chamadas de substrativas. Uma vez que todas as tintas de impressão contêm impurezas, estas três tintas produzem, na verdade, um marrom turvo e devem ser combinadas com tinta preta (K) para produzir um preto verdadeiro. Combinar essas tintas para reproduzir cor é chamado de impressão em quatro cores de processo. Este é o padrão de cores mais indicado para impressão, a escala com maior qualidade de cor.

 

Observação: K é usado no lugar de B (black) para evitar confusão com o azul (blue).

contrakapa - 2018